Bolo brigadeiro crocante

Essa é uma receita do chef Rafael Barros que eu adorooo!! A foto também é dele...


Ingredientes: Massa chiffon:

* 3/4 de xícara de chá de açúcar
* 3/4 de xícara de chá de óleo
* 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
* 1 colher de chá de fermento em pó
* 1 pitada de sal
* 2 colheres de sopa de cacau em pó
* 5 gemas
* 5 claras
* 1/2 xícara de chá de água
* 1/2 xícara de chá de açúcar

Creme brigadeiro:

* 3/4 de xícara de chá de açúcar
* 3/4 de xícara de chá de açúcar
* 1 litro de leite integral
* 1 pitada de sal
* 1 lata de leite condensado
* 2 ovos
* 2 colheres de sopa de cacau em pó
* 3 colheres de sopa de maizena
* 3 gemas

Modo de fazer: Massa:

Misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal e peneire. Na batedeira misture as gemas, água e o óleo e bata até espumar. Junte os ingredientes secos e misture delicadamente. Prepare um merengue com as claras, com cremor de tártaro e o açúcar. Misture o merengue na massa de chocolate delicadamente. Assar em forno 190ºC/200ºC.

Creme brigadeiro: Misture  o leite, o açúcar, o sal e o leite condensado e aqueça-os até a fervura. À parte, misture as gemas, os ovos, o açúcar, o cacau e o amido de milho.  Aos poucos acrescente a mistura que foi colocada para ferver na mistura fria, sempre mexendo, volte ao fogo até cozinhar por completo. Adicione 1 colher de sopa de manteiga. Peneire a mistura e cubra com plástico filme, esfrie mais rápido possível em banho-maria.





Pão caseiro fofinho




 Ingredientes:

* 2 ovos
* 1 copo americano mal cheio de óleo
* 3 colheres de sopa de margarina
* 1 colher de sopa rasa de sal
* 1 xícara de chá de açúcar
* 4 tabletes de fermento fresco ( 60 grs)
* 1 litro de leite integral morno
* 2 kilos de farinha de trigo

Modo de fazer:

Bata no liquidificador os ovos, o óleo, a margarina, o sal, o açúcar, o fermento e 1/2 litro de leite morno. Coloque a farinha em uma bacia, e junte o conteúdo do liquidificador. Misture, acrescentando leite, aos poucos. Sove bem a massa até obter uma massa macia, sem grudar nas mãos. Continue sovando a massa sobre uma superfície lisa. Corte a massa em vários pedaços e amasse novamente. A massa fica bem macia, sem grudar nas mãos. Volte a massa para a bacia e cubra-a com um filme plástico e uma toalha de mesa. Deixe descansar até dobrar de volume. Divida a massa em 4 partes iguais. Modele os pães e coloque-os nas assadeiras.
Tire um pedacinho da massa e coloque em um copo com água, quando a bolinha subir pode acender o forno em temperatura alta por 10 minutos. Baixe a temperatura  até 180ºC e asse por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar levemente.
Ao retirar do forno, passe margarina sobre os  pães, isso ajuda a deixar a casquinha do pão mais fina e macia.

Salada de maionese



Ingredientes:

* 6 batatas inglesas
* 2 cenouras
* 1 talo de salsão
* salsinha a gosto
* 1 cebola pequena
* 1 tomate
* 3 folhas de alface
* 3 colheres de sopa cheias de maionese
* 1 pitada de sal
* 1 colher de sopa de azeite extra virgem

Modo de fazer:

Corte a batata em 4 pedaços e a cenoura em rodelinhas. Cozinhe a batata e a cenoura em fogo médio por 15 minutos; depois de cozida, deixe esfriar fora da panela. Corte a cebola e a salsinha bem picadinhas e o tomate em quadradinhos. Tire a pele do talo do salsão e corte em quadradinhos bem pequenos.
Em outra tigela, adicione a cebola picadinha, a salsinha, o tomate, o salsão, as 3 colheres cheias de maionese, a pitada de sal e o azeite. Misture a batata com a cenoura neste molho. Sirva a seguir.
Florzinha de tomate: Corte os lados que não foram usados da parte de cima e de baixo do tomate. Corte em volta do tomate retirando a casca um pouquinho mais grossa, em um só corte longo. Faça uma rosquinha com a casca do tomate e terá a rosa de tomate.
Corte a alface em tirinhas, coloque as folhas uma em cima da outra. Faça uma rosquinha e corte para fazer as tirinhas, coloque o alface em volta do seu prato feito.

Filet chinês



Ingredientes:

* 500 gramas de filet mignon cortado em tirinhas bem finas (ou patinho ou alcatra)
* 1 colher de chá de alho picado
* 2 colheres de sopa cheias de maizena
* 1 cebola grande cortada em meias luas bem finas
* 2 xícaras de broto de bambu cortado em cubinhos
* 1 e 1/2 xícara de chá de molho shoyo
* 1 xícara de chá de água
* 1 pimentão vermelho cortado em cubinhos
* 1 pimentão amarelo em cubinhos
* 6 colheres de sopa de azeite
* 2 colheres de sopa de óleo de gergelim
* 1 colher de sopa de gengibre picado
* 1/2 xícara de chá de amendoim torrado e picado

Modo de fazer:

Tempere as tirinhas de filet com o alho e sal. Misture a maizena ao filet. Em uma panela aqueça o9 azeite e passe ligeiramente o filet. Junte os pimentões, o gengibre e o broto de bambu, mexendo bem. Adicione o molho shoyo, a água e a cebola. Corrija o sal. Regue com o óleo de gergelim e deixe ferver por 2 minutos. Polvilhe com cebolinha verde picada, os amendoins e sirva com arroz branco.

Pavê de chocolate e café




Ingredientes:

* 3 xícaras de chá de leite
* 2 colheres de sopa de maizena
* 2/3 de xícara de chá de açúcar
* 8 gemas
* 300 grs de chocolate meio amargo picado
* gotas de essência de baunilha
* 200 grs de biscoito champanhe esfarelado
* 1 copo americano de café preparado
* 100 grs de morango

Modo de fazer:

Aqueça o leite e junte a maisena, o açúcar e as gemas. Mexa até engrossar. Retire do fogo e divida o creme em duas partes. A uma delas junte o chocolate picado. Mexa até formar um creme liso. À outra metade misture a baunilha. Em uma taça espalhe metade do creme de chocolate no fundo. Umedeça os biscoitos com o café e ponha sobre o creme de chocolate. Cubra com o creme de baunilha e faça uma última camada com o creme de chocolate. Decore com os morangos.

Flan de doce de leite



Ingredientes:

* 1 e 1/2 xícaras de chá de leite integral
* 1/2 xícara de doce de leite em pasta
* 1/2 colher de chá de essência de baunilha
* 3 ovos
* 1 xícara de chá de açúcar
* 3 colheres de sopa de água

Modo de fazer:

Coloque o leite em uma panela e acrescente o doce de leite. Leve ao fogo baixo e misture com uma colher de pau até que o doce se incorpore ao leite. Retire do fogo e deixe a mistura esfriar. Prepare o caramelo, colocando em uma panela pequena o açúcar e a água e misture. Tampe a panela e leve ao fogo. Deixe ferver com a tampa por 2 minutos, retire a tampa e continue cozinhando o açúcar até obter um tom de caramelo claro.
Assim que começar a dar a cor, gire constantemente a panela para distribuir bem a temperatura do açúcar. Divida o caramelo em 6 forminhas individuais para pudim, ou então ramequins (forminhas refratárias), gire a forminha para caramelizar bem a parte interna. Reserve. Pré-aqueça o forno no mínimo, cerca de 90 graus.
Acrescente a essência de baunilha e os 3 ovos jumbos à mistura de leite, misture para incorporar.
Passe o creme por uma peneira fina e encha as forminhas. Prepare uma assadeira com água morna e coloque as forminhas, o flan deve assar em banho-maria. Leve ao forno por cerca de 40 minutos. Retire, deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas. Para desenformar, passe uma pequena faca na borda de cada pudim e desenforme em pratos individuais.
Pode fazer em forma grande também.

Rocambole de bicho de pé



Ingredientes:

* 4 ovos
* 4 colheres de sopa de açúcar
* 4 colheres de sopa de farinha de trigo
Recheio:

* 1 lata de leite condensado
* 1/2 xícara de chá de leite
* 1 colher de sopa de manteiga
* 2 colheres de sopa de creme de leite
* 1 colher de sopa de gelatina sabor morango

Modo de fazer:

Em uma panela misture o leite condensado, o leite e a manteiga. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar até começar a desgrudar do fundo da panela. Misture o creme de leite, a gelatina e desligue o fogo. Deixe esfriar. Na batedeira bata bem os ovos até ficar uma mistura esbranquiçada e encorpada. Continue batendo e acrescente o açúcar e a farinha. Coloque a massa em uma assadeira untada com manteiga e forada com papel manteiga. Asse no forno pré-aquecido a 200ºC durante aproximadamente 15 minutos. Ainda morno, enrole no próprio papel manteiga que foi assado. Deixe alguns minutos para moldar o rocambole. Abra, espalhe o recheio e enrole novamente sobre um pano de prato umedecido. Pressione levemente e desenrole o pano. Na hora de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro.

Rocambole de chocolate


Ingredientes:

* 4 ovos
* 120 grs de açúcar
* 120 grs de farinha de trigo
* açúcar de confeiteiro
Recheio:

* 500 grs de chocolate ao leite picado
* 1/2 lata de creme de leite sem soro

Modo de fazer:

Separe a clara da gema. Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar até formar um creme claro e espumante. Junte a farinha e incorpore um terço das claras em neve misturando bem. Junte o restante das claras e misture delicadamente com movimentos de baixo para cima.
Coloque em uma forma de 20cm x 30cm, forrada com papel manteiga. Asse no forno pré-aquecido a 180ºC por 15 minutos.
Desenforme ainda quente sobre um pano de prato polvilhado com açúcar de confeiteiro. Enrole como um rocambole e deixe alguns minutos antes de desenrolar.
Para o recheio, derreta o chocolate em banho-maria e misture o creme de leite. Coloque na geladeira e quando começar a endurecer, bata na batedeira até ficar cremoso.
Abra o rocambole, recheie com a metade do creme e enrole novamente. Cubra com o restante do creme, junte ao chocolate derretido 3 colheres de sopa de Nutella, para um gostinho especial!

Pão de forma de queijo parmesão



Ingredientes:

* 1 tablete de 15 gramas de fermento para pão
* 1/4 de xícara de chá de água morna
* 1 xícara de chá de parmesão ralado
* 2 colheres de sopa de açúcar
* 1 colher de chá de sal
* 2 colheres de sopa de margarina
* 3 xícaras de chá de farinha de trigo
* 1 ovo
* 3/4 de xícara de água morna

Modo de fazer:

Dissolva o fermento na água morna e reserve.
Misture o queijo, o açúcar, o sal, a margarina. Mexa bem. Junte a água. Junte 2 xícaras de farinha de trigo, mexendo sempre. Adicione o fermento dissolvido e o ovo. Junte o restante da farinha até obter uma massa homogênea. Amasse bem. Coloque em uma tigela coberta e deixe crecer por 1 hora. Abaixe a massa. Forme um pão e coloque em uma forma de bolo inglês untado e enfarinhado. Deixe crescer por mais 40 minutos. Pincele com gema e polvilhe com queijo. Asse em forno 160ºC por aproximadamente 1 hora ou até começar a dourar.

Pão de queijo na frigideira



Ingredientes:

* 1 colher de sopa de leite em pó
* 3/4 de xícara de chá de polvilho azedo
* 50 grs de queijo parmesão ralado
* 1 colher de café de sal
* 1 colher de café de fermento em pó
* 1 ovo
* 100 ml de água

Modo de fazer:

Numa tigela misture o leite em pó, o polvilho azedo, o queijo parmesão, o sal e o fermento em pó. Adicione o ovo, a água e misture bem, até que a massa esteja homogênea ( fica parecido com uma massa de bolo).
Despeje metade dessa massa numa frigideira anti-aderente (não precisa untar) e leve ao fogo baixo. Após alguns minutos a parte de baixo vai formar uma casquinha e a massa de cima vai começar a secar. Hora de virar com cuidado e deixar dourar do outro lado. O pão de queijo fica com uma casquinha crocante por fora e macio por dentro!
E se você quiser ainda pode fazê-lo recheado. Despeje uma parte da massa, coloque algumas lascas de queijo e cubra com mais massa. Repita o processo acima de virar e sirva-se de um pãozinho de queijo recheado.

Torta de Nutella e morango



Ingredientes :

* 2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
* 1 xícara de chá de açúcar
* 100 grs de margarina
* 1 ovo
Recheio:

* 500 grs de chocolate ao leite picado
* 1/2 lata de creme de leite
* 1 pote de Nutella (180g)
* 400 grs de morangos

Modo de fazer:

Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar, a margarina e o ovo. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Abra com um rolo e forre o fundo e as laterais de uma forma de 24 cm de diâmetro. Asse no forno pré-aquecido a 200ºC durante 25 minutos ou até dourar. Deixe esfriar.
Prepare o recheio, derreta o chocolate em banho-maria, misture o creme de leite e a Nutella. Deixe esfriar bem e bata na batedeira até ficar liso e homogêneo. Recheie a torta. Corte os morangos em fatias e cubra a torta.

Esfiha Habib`s





Ingredientes:

* 2 tabletes de fermento fresco
* 1 copo de requeijão de leite integral
* 2 ovos inteiros
* 2 colheres de sopa de margarina
* 1 colher de sopa de açúcar
* sal
* farinha de trigo até desprender das mãos

Modo de fazer:
Dissolva o fermento no leite morno, coloque a manteiga, os ovos, o sal e a farinha de trigo até que a massa solte dos dedos. Coloque numa vasilha funda e deixe crescer. Faça um recheio com carne moída crua, temperada com tomates picadinhos sem peles e sem sementes, vinagre, sal, pimenta e limão. Abra a massa com o rolo mais fino e corte quadradinhos. Recheie no centro, feche as pontas, aperte bem, pincele cada uma com gema. Deixe crescer por mais alguns minutos e asse em forno 180ºC por 20 minutos.

Doce de Ovomaltine


Ingredientes:

* 1 colher de sopa de margarina
* 1 colher de sobremesa de farinha de trigo
* 1 lata de leite condensado
* 1/2 xícara de chá de leite
* 1 lata de creme de leite sem soro
* 1 e 1/2 xícara de chá de Ovomaltine

Modo de fazer:

Em uma panela, derreta a margarina e cozinhe nela a farinha. Deixe esfriar, junte o leite condensado, o creme de leite e cozinhe sem parar de mexer até desgrudar do fundo da panela.
Retire do fogo e misture o Ovomaltine. Distribua em tacinhas individuais, leve para gelar e na hora de servir, polvilhe Ovomaltine.

Fricassé ao requeijão


Ingredientes:

* 1 kg de peito de frango
* 2 tabletes de caldo de galinha
* meio litro de leite
* 2 gemas
* 3 colheres de sopa de farinha de trigo
* 1 lata de creme de leite
* 1 xícara de chá de presunto picado
* 1 copo de requeijão cremoso
* 1 xícara de chá de batata palha

Modo de fazer:
Cozinhe o peito de frango em três xícaras de chá de água e os tabletes de caldo de galinha por cerca de 20 minutos. Desfie o frango e reserve o caldo. Leve ao fogo, para engrossar, as gemas, o leite, a farinha de trigo e o caldo reservado (cerca de uma xícara e meia). Retire do fogo, junte o creme de leite e o frango desfiado, misturando-o muito bem. Coloque-o em um recipiente refratário, cubra com o presunto picadinho e o requeijão. Espalhe a batata palha e leve ao forno médio alto (200ºC) por cerca de 10 minutos. Sirva acompanhado de arroz branco.
Se desejar, congele o fricassé sem gratiná-lo. Embale, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe-o de véspera em geladeira.

Bolo de tabuleiro



Ingredientes:

* 2 xícaras de chá de açúcar
* 1 xícara de chá de chocolate em pó
* 3 xícaras de chá de farinha de trigo
* 1 colher de chá de fermento em pó
* 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
* 1 xícara de chá de óleo
* 2 ovos

Cobertura:

* 1/2 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
* 2 colheres de sopa de chocolate em pó
* 1 colher de sopa de leite integral


Modo de fazer:

Em uma tigela grande, peneire o açúcar, o chocolate em pó, a farinha de trigo, o fermento em pó e o bicarbonato. Junte o óleo e os ovos ligeiramente batidos e misture tudo com 2 xícaras de chá de água fervente. Despeje a massa em uma assadeira retangular, untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno quente 200ºC, preaquecido, por cerca de 30 minutos.
Cobertura:
Em uma vasilha, peneire o açúcar de confeiteiro com o chocolate em pó. Junte o leite e misture bem. Espalhe essa mistura sobre o bolo ainda quente. Corte-o em pedaços e sirva.

Gelado de melancia



Ingredientes:

* 1 pedaço de melancia ( + ou - 1 kg )
* 1 envelope de gelatina sem sabor incolor
* 1 lata de leite condensado
* 1/2 colher de sopa de suco de limão
* 2 claras em neve


Modo de fazer:

Corte a melancia em cubinhos ou com o boleador e coloque-as em uma peneira apoiada em uma tigela, para que o suco da fruta escorra. Você irá obter cerca de meia xícara de chá de suco. Reserve-as separadamente. Dissolva a gelatina em 5 colheres de sopa de água e aqueça em banho-maria, até derreter. Misture a gelatina com o suco da melancia, meia xícara de chá de água, o leite condensado, o suco de limão e bata até ficar homogêneo. Incorpore delicadamente as claras em neve e as bolinhas ou cubinhos da melancia e despeje em uma forma com furo central untada com um pouco de óleo ou em taças. Leve à gelageira por cerca de 4 horas ou até ficar bem firme. Desenforme e sirva a seguir.

Palitos de chocolate



Ingredientes:

* 300 grs de chocolate meio amargo
* 3 xícaras de chá de farinha de trigo
* 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
* 2 colheres de chá de cremor de tártaro
* 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
* 1/2 colher de chá de sal
* 2 ovos inteiros
* 1 xícara de chá de gordura vegetal

Modo de fazer:

Peneire juntos a farinha de trigo, o açúcar, o cremor de tártaro, o bicarbonato e o sal. Ponha em uma tigela e faça um buraco no meio. Junte a gordura vegetal e os ovos ligeiramente batidos. Mexa com a ponta dos dedos até formar uma massa homogênea e divida a massa em várias partes.
Faça pequenos cordões com as mãos e disponha as tirinhas, distantes 5 cm umas das outras, em uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido até dourar. Elas ficarão achatadas.
Desenforme cuidadosamente quando estiver morno. Derreta o chocolate em banho-maria, tempere-o até chegar ao ponto certo e banhe os biscoitinhos. Deixe secar na geladeira sobre papel manteiga.

Pizza fechada frita




Ingredientes:

* 3 xícaras de chá de farinha de trigo
* 1 colher de café de sal
* 1 e 1/2 tablete de fermento fresco
* 1/2 xícara de chá de água morna
* quanto baste de água fria
Recheio:
* manjericão a gosto
* 6 colheres de sopa de molho de tomates
* 300 grs de mussarela fatiada
* óleo para fritar

Modo de fazer:
Dissolva o fermento na água morna. Reserve. Peneire a farinha e o sal numa tigela grande, acrescente o fermento dissolvido. Vá amassando a mistura e acrescentando água fria lentamente até a massa se desprender das mãos.
Deixe descansar por meia hora. Polvilhe uma superfície de trabalho com farinha de trigo.
Recheio e montagem:
Divida a massa em 6 pedaços e amasse muito bem cada um deles. Com o rolo abra-os em círculos de aproximadamente 15 cm de diâmetro e 2mm de espessura.
Dobre a outra metade formando um pastel e aperte as bordas com um garfo. Frite-os em uma frigideira funda com bastante óleo. Escorra no papel toalha e sirva.

Charutinho de salsicha




Ingredientes:

* 1 repolho médio
* 2 xícaras de chá de molho de tomate
* 2 xícaras de chá de arroz cozido
* 6 salsichas bem picadas
* 1 cebola picada
* 1 dente de alho picado
* sal e pimenta a gosto
* salsa picada a gosto

Modo de fazer:

Escalde rapidamente na água com sal o repolho, para soltar as folhas com mais facilidade. Em uma tigela misture o arroz, a salsicha, a cebola, o alho, o sal, a  pimenta e a salsa. Recheie cada folha e feche como um charutinho. Em uma panela grande, coloque o molho e distribua os charutinhos, colocando-os bem um ao lado do outro para não abrirem. Deixe cozinhar durante três minutos com a panela tampada. Coloque em um refratário e sirva em seguida.
Você pode variar, colocando os charutinhos em um refratário, cobrir com molho branco, polvilhar queijo ralado e gratinar.

Biscoito da sorte




Ingredientes:

* 3 claras
* 3/4 de xícara de chá de açúcar
* 1 pitada de sal
* 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
* 1/2 xícara de chá de manteiga derretida
* 1 colher de chá de essência de amêndoa


Modo de fazer:

Bata as claras com um batedor de arame até espumarem. Junte o açúcar e o sal e misture. Coloque a farinha, a manteiga e a essência de amêndoa. Misture bem. Aqueça o forno em 180ºC. Numa assadeira, untada e polvilhada com farinha, distribua porções de meia colher de sopa de massa, deixando espaço entre elas, asse por oito minutos ou até as beiradas dourarem. Tire do forno e, quando os biscoitos amornarem ( nem quentes, nem frios demais) e ficarem maleáveis, retire rapidamente da assadeira com uma espátula. Coloque cada biscoito na palma da mão, ponha uma mensagem no centro e dobre ao meio. Dobre ao meio novamente e deixe esfriar. Caso endureçam antes de serem dobrados volte-os ao forno por um minuto.

Copinhos bicolores



Ingredientes:

* 1 colher de sopa de manteiga
* 1 colher de sopa de farinha de trigo
* 2 colheres de sopa de açúcar
* 12 copinhos de chocolate
* 1 xícara de chá de leite
* 1/2 pacote de gelatina vermelha
* 1/2 pacote de gelatina verde
* 4 colheres de sopa de água
* gotas de baunilha a gosto

Modo de fazer:

Derreta a manteiga, junte a farinha, o açúcar e a baunilha, até obter uma mistura homogênea. Acrescente o leite e cozinhe, sem parar de mexer, até engrossar. Retire do fogo e esfrie, sem parar de mexer. Diivida o creme em duas partes. Dissolva separadamente cada gelatina em 2 colheres de sopa de água e derreta no microondas ou em banho-maria. Junte cada gelatina a uma parte do creme e mexa bem. Distribua os cremes nos copinhos de chocolate e leve à geladeira até ficar firme. Sirva gelado.
Pode misturar um pouco de licor no creme e usar gelatina sem sabor para incrementar a sobremesa.

Beijinho doce de morango



Ingredientes:

* 150 grs de morango médio
* 1 caixa de leite condensado
* 1 xícara de chá de coco ralado
* 2 colheres de sopa de óleo
* 18 morangos médios
* 1 xícara de chá de açúcar cristal

Modo de fazer:

Limpe e lave os morangos. Ponha no copo do liquidificador e junte o leite condensado, o coco e o óleo. Bata até ficar um creme homogêneo. Transfira para uma panela e leve ao fogo baixo. Cozinhe, sem parar de mexer, até se soltar do fundo da panela. Retire do fogo e despeje a massa em um prato molhado. Deixe descansar por 10 minutos.
Recheio: Limpe e lave os morangos. Seque-os com cuidado com papel toalha para não amassá-los. Com as mãos untadas, modele 18 bolinhas e ponha um morango dentro de cada uma. Passe-as no açúcar cristal e, se desejar, arrume-as em forminhas de papel.

Pudim de chocolate



Ingredientes:

Calda:
* 1 xícara de açúcar

Pudim:

* 1 lata de leite condensado
* 1 xícara de chá de chocolate em pó
* 2 vezes a mesma medida da lata de leite integral
* 3 ovos inteiros

Modo de fazer: Calda:
Em uma panela derreta o açúcar até ficar dourado. Junte 1/2 xícara de chá de água quente, mexa com uma colher e deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Forre com esta calda uma forma anelada e reserve.
Pudim:
Bata no liquidificador todos os ingredientes até que fique homogêneo. Despeje na forma caramelada. Cubra a forma com papel alumínio e asse em banho-maria em forno 180ºC por cerca de 1hora e 30 minutos. Espere esfriar e leve a geladeira para gelar por 6 horas. Deserforme e sirva.

Rocambole de doce de leite e coco





Ingredientes:

* 4 ovos
* 1 xícara de farinha de trigo
* 1/2 xícara de açúcar
* 1/2 colher sopa de emulsificante para sorvete
* 1/2 colher de sopa de fermento em pó
* 2 colheres de sopa de óleo

Recheio:

* 2 latas de leite condensado cozida na pressão por 40 minutos ( deixe esfriar antes de abrir)
* 100 grs de coco ralado

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes na batedeira por 6 a 10 minutos.
Unte uma forma e forre com papel manteiga ou papel toalha ( forma 26 x 40 cm ).
Leve para assar em forno 180ºC por 15 minutos. Deixe esfriar um pouco e coloque a massa sobre um pano de prato, coloque o recheio e enrole com a ajuda do pano. Cubra com doce de leite e coloque coco ralado para decorar.

Pão de forma com goiabada cremosa



Ingredientes:

* 600 grs de farinha de trigo
* 30 grs de fermento fresco
* 4 colheres de sopa de óleo
* 2 colheres de sopa de margarina
* 3 colheres de sopa de açúcar
* 1 colher de café de sal
* 3 a 4 xícaras de chá de água morna
* 350 grs de goiabada

Modo de fazer:

Junte todos os ingredientes secos, e misture. Em seguida junte o óleo, a margarina, e acrescente a água aos poucos até formar uma massa lisa. Deixe descansar até dobrar de volume. Divida a massa em duas partes, abra com o rolo e recheie com goiabada. Enrole como rocambole, feche as pontas e coloque em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada. Deixe descansar por 20 minutos e leve ao forno preaquecido à 180ºC por 40 minutos ou até dourar.

Gratinado de batata e cebola



Ingredientes:

* 1/2 kilo de batatas cortadas em rodelas finas
* 2 cebolas cortadas em rodelas
* 1 colher de sopa de manteiga
* 1/2 colher de sopa de açúcar
* 2 sachets de tempero  sazón para massas, batatas e arroz
* 1 caixa de creme de leite
* 1 colher de chá de azeite
* 1 xícara de chá de queijo prato ralado
* 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
* azeite para untar

Modo de fazer:

Cozinhe as rodelas de batata em água e sal até ficarem macias ( cerca de 20 minutos). Escorra a água e reserve.
Em uma frigideira grande aqueça a manteiga e doure o açúcar. Junte a cebola e mexa até dourar. Retire do fogo e reserve. Aqueça o creme de leite em banho-maria, sem deixar  ferver. Retire do fogo e dissolva o sazón. Reserve. Distribua metade das batatas em um refratário quadrado ( 22 x 22 cm ) untado. Cubra com metade do creme de leite, faça uma camada com as cebolas douradas e outra com o queijo prato. Coloque o restante das batatas e finalize com o creme de leite. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno 200ºC préaquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

Pão de queijo de sanduicheira




Ingredientes:

* 1 xícara de leite integral
* 3/4 de xícara de óleo ( usei azeite e óleo )
* 3 ovos inteiros
* 1 xícara de polvilho azedo ou doce
* 6 colheres de sopa de maizena
* 1/2 colher de chá de sal
* 1 xícara de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Untar a sanduicheira com óleo ou margarina. Pré-aquecer a sanduicheira. Despejar a massa e se preferir coloque recheio de presunto e queijo.

Queijadinha




Ingredientes:

* 3 ovos inteiros
* 100 grs de coco ralado
* 1 lata de leite condensado
* 2 colheres de sopa de manteiga derretida
* 3 colheres de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Asse em forno préaquecido em 200ºC, em forminhas de papel dentro de forminhas de empada até ficarem douradinhas.

Bolo de gelatina e suspiro




Ingredientes:
* 1 caixa de gelatina sabor morango
* 125 ml de água fervente
* 125 ml de água fria
* 10 morangos cortados ao meio
* 250 grs de creme de leite fresco
* 2 colheres de sopa de açúcar
* 1 pão-de-ló médio de 22 cm de diâmetro
* 100 grs de mini suspiros


Modo de fazer:
Prepare a gelatina dissolvendo o conteúdo do pacotinho na água fervente. Junte a água fria e misture bem até diluir todo o granulado.
Ponha 1/3 da gelatina na forma e leve à geladeira até começar a endurecer. Disponha os morangos, cubra com o restante da gelatina e leve novamente à geladeira até endurecer. Bata o creme de leite fresco com o açúcar até dar ponto de chantilly e reserve.
Corte o pão-de-ló ao meio e ponha uma metade sobre a gelatina endurecida.
Recheie com o chantilly. Por cima distribua uma camada de suspiro. Ponha a outra metade do pão-de-ló e leve novamente à geladeira por 30 minutos. Desenforme com cuidado e decore a gosto.

Gelatina com sorvete



Ingredientes:

* 3 caixas de gelatina sabor uva
* 4 e 1/2 xícaras de chá de água fervente
* 2 xícaras de chá de sorvete de creme
* 3 caixas de gelatina de morango
* 2 xícaras de chá de água fria


Modo de fazer:
Dissolva as gelatinas de uva em 2 e 1/2 xícaras de chá de água fervente. Mexa até dissolverem completamente. Acrescente o sorvete e misture bem até incorporar totalmente a gelatina. Ponha em uma forma untada com um pouco de óleo e leve para gelar por 40 minutos. Dissolva as gelatinas de morango no restante de água fervente, mexa até se dissolverem completamente e misture a água fria. Deixe esfriar totalmente e ponha sobre a gelatina de uva com o sorvete já firme.
Leve novamente à geladeira até se firmar. Desenforme na hora de servir.
Esta receita também fica deliciosa usando o mesmo sabor de sorvete e gelatina.

Taça de sagu com frutas





Ingredientes:

* 1 xícara de chá de sagu
* 1 lata de leite condensado
* 1 vidro de leite de coco
* 2 kiwis picados
* 1 manga pequena picada
* 2 goiabas vermelhas picadas
 

Modo de fazer:
Cozinhe o sagu em água fervente até que fique transparente. Escorra e passe pela água fria. Junte o leite condensado e o leite de coco e leve para gelar até o momento de servir. Misture as frutas, distribua em taças e cubra com o sagu e sirva

Fricassé ao requeijão




Ingtredientes:

* 1 kilo de peito de frango
* 2 tabletes de caldo de galinha
* 1/2 litro de leite
* 2 gemas
* 3 colheres de sopa de farinha de trigo
* 1 lata de creme de leite
* 1 xícara de chá de presunto picado
* 1 copo de requeijão cremoso
* 1 xícara de chá de batata palha


Modo de fazer:
Cozinhe o peito de frango em 3 xícaras de chá de água e os tabletes de caldo de galinha por cerca de 20 minutos. Desfie o frango e reserve o caldo. Leve ao fogo, para engrossar, as gemas, o leite, a farinha de trigo e o caldo reservado ( cerca de 1 e 1/2 xícara ). Retire do fogo, junte o creme de leite e o frango desfiado, misturando-o muito bem. Coloque-o em um recipiente refratário, cubra com o presunto picado e o requeijão cremoso. Espalhe a batata palha e leve ao forno  200ºC por 10 minutos. Sirva acompanhado de arroz branco.

Congelamento:
Se desejar, congele o fricassé sem gratinar. Embale, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe-o de véspera em geladeira.

Mousse de maracujá



Ingredientes:

* 1/2 envelope de gelatina em pó sem sabor ( 6grs)
* 3 claras em neve
* 2 colheres de sopa de açúcar
* 1 lata de leite condensado
* 1 medida de suco de maracujá concentrado


Modo de fazer:
Dissolva a gelatina em 1/2 xícara de chá de água fria. Aqueça em banho-maria até derreter e reserve. Em uma panela, coloque as claras e o açúcar, e leve ao fogo baixo por 3 minutos, mexendo sempre. Transfira para a batedeira e bata por 5 minutos ou até dobrar de volume. Em um liquidificador bata o leite condensado e o suco de maracujá, meia medida ( da lata ) de água filtrada e a gelatina. Junte as claras em neve e misture delicadamente. Coloque em taças individuais. Leve à geladeira por 3 horas.

Pudim de maria mole e morango









Ingredientes:

* 2  caixinhas de gelatina sabor morango
* 250 ml - 1 xícara de chá de água fervente
* 250 grs - 1 caixa de morangos picados a seu gosto
* 1 caixinha de maria mole em pó sabor coco
* 250 ml de água fervente
* 1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor incolor ( 1 sachê equivale a 12 grs para registrar, é exatos 3 colheres de sopa)
* 4 colheres de sopa de água fria para hidratar  ( não precisa dissolver no microondas)
* 200 ml de leite de coco
* 1 lata de leite condensado
* 1 caixa de creme de leite de 200 grs

Modo de fazer:
Unte com óleo a forma de pudim e passe rapidamente na água corrente para tirar todo o excesso e deixe escorrer de cabeça para baixo.
Lave os morangos e pique a seu gosto. Prepare 2 caixinhas de gelatina com 1 xícara de chá de água quente só. Despeje na forma. Coloque os morangos que você picou. Leve ao freezer para endurecer mais rápido.
Hidrate em 4 colheres de água a gelatina incolor ( 1 colher de sopa). Liquidifique primeiro na água quente a gelatina incolor hidratada e o pó para maria mole até espumar bem. Desligue, acrescente o leite condensado, o creme de leite e o leite de coco. Despeje esta mistura em cima da gelatina de morangos endurecida e leve para gelar por 3 horas.

bolo caipira de milho





Ingredientes:
* 3 ovos tipo jumbo inteiros
* 1 e 1/3 de xícara de chá de açúcar ( 250 g)
* 3/4 de xícara de chá de óleo de milho (  180 ml)
* 1  lata de milho verde cozido no vapor
* 1 vidro de leite de coco  ( 100ml)
* 150 grs de flocos de milho pré cozidos ( Milharina )
* 50 grs de coco ralado fresco ou seco
* 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
* 1 pitada de sal

Creme de goiabada:
* 250 grs de goiabada macia ralada no ralo grossso
* 50 ml de água filtrada e fria
* 25 ml de suco de limão coado

Modo de fazer:
Bata no liquidificador os ovos inteiros, o açúcar e o óleo por cinco minutos ( este tempo é muito importante). Junte o milho e bata por mais 3 minutos. Junte os demais ingredientes e bata rapidamente até obter uma massa homogênea. Distribua a massa em uma forma de 22 cm de diâmetro com furo central, untada e polvilhada e asse em forno préaquecido à 180ºC até que esteja dourado e firme. Deixe o bolo amornar e desenforme-o sobre uma grade e deixe esfriar. Por último cubra o bolo frio com o creme de goiabada quente.
Creme: Em uma panela pequena misture os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme liso e brilhante. Distribua o creme quente sobre o bolo frio e decore a gosto.

bolo de cenoura

bolo toalha felpuda

bolo gelado de coco

bolo de ovomaltine

bauru de forno

arroz doce

torta de maracujá